3 Replies
Introdução
O Gentoo Linux é uma distribuição Linux rolling release que utiliza o gerenciador de pacotes Portage para instalar os seus queridos programas.
Essa distro tem suporte pra uma GRANDE quantidade de arquiteturas por causa de sua natureza de compilar tudo (menos rust, pois ninguem consegue se odiar tanto assim), o que torna excelente para dispositivos antigos e novos.
Arquiteturas suportadas (em 23/06/2025): x86_64, x86, sparc, ppc64, ppc, mips, hppa e alpha
Vantagens
- Estável
- Overlays
- Leve
- Rápido
- Customização
Desvantagens
- Pode consumir mais espaço que as outras distros
- Demora para instalar pacotes
- Rolling release
- Customização
Gerenciador de pacotes
A distro utiliza o Portage, um gerenciador de pacotes focado em instalar seus programas usando o código fonte deles em vez de um executável pronto.
O que é um overlay?
Você provavelmente conhece a AUR do Arch Linux, que é um lugar onde a comunidade pode postar pacotes que não entram (ou ainda não entrou) no repositório oficial.
No Gentoo é a mesma coisa, um overlay é um repositório não-oficial, normalmente gerenciado por uma ou mais pessoas, que contém "ebuilds" (o equivalente aos PKGBUILDS do Arch) para instalar seus programas.
E se eu não tiver tempo e precisar só baixar o programa e rodar ele?
Felizmente, você tem uma alternativa ao invéz de compilar o programa. Usando o Portage, é possível baixar o pacote ja pré-compilado usando o binhost (Binary Host) oficial do Gentoo, ou utilizando um repositório de terceiros.
Mas por que usar Gentoo? Ele não é só uma perda de tempo?
Sim! Em muitos casos, você provavelmente não vai precisar usar o Gentoo, e isso é perfeitamente entendível. A distro é focada principalmente para entusiastas que querem um controle maior do PC ou precisam dele pois seu hardware não é adequado a distros recentes.
Na maioria das vezes, instalar o Gentoo simplesmente não compensa, o tempo que estaria gastando fazendo rice no Arch, estaria gastando compilando um pacote.
Mas se é uma perda de tempo, por que muitas pessoas ainda usam o Gentoo? A resposta é muito simples, por que querem. Não sério, não tem muitos motivos para usar essa distro maravilhosa nos dias de hoje, muitos (inclusive eu) usam ele por que é bom.
O Gentoo não costuma dar problemas, ele tem o Portage, um gerenciador incrível, uma wiki fantástica que é tão boa quanto a Arch Wiki e, principalmente, uma comunidade dedicada que sempre está ai resolvendo problemas se precisar.
Conclusão
O Gentoo é uma distro fantástica, a customização que ele da ao usuário é simplesmente de outro nível, uma que uma distro convencional como o Arch e Debian não conseguem dar a pessoa sem criar um jeito complicado de instalar as coisas. Hoje em dia caiu muito em desuso, porém continua firme e forte não só nos corações de quem ja usou, mas de quem ainda está usando ele.